Você realmente sabe o que é Trabalho Remoto?
Muito se tem discutido sobre o assunto no momento e até mesmo grandes empresas têm aderido à esse modelo de trabalho, mas ainda assim restam dúvidas sobre o seu significado exato.
Trabalho remoto é, como o próprio nome diz, qualquer atividade que pode ser realizada à distância, facilitada pelo uso de tecnologia e de comunicação. Por esse motivo é também chamado de Teletrabalho.
Antes de mais nada, lembre-se de compartilhar este post com seus amigos e parentes. Seja generoso (a).
Assista também esse vídeo no Youtube:
Trabalho Remoto em empresas
Embora bastante discutido, como citei acima, o termo está geralmente referido à essa modalidade exercida por funcionários em empresas, ou seja, profissionais fixos que dividem a carga horária entre a empresa, sua casa ou trabalho de campo.
A atual proposta de Reforma Trabalhista que será discutida no congresso aponta, entre as mais de 100 mudanças, a inclusão de novas modalidades de contratações, como o queridinho Trabalho Remoto.
Queridinho para os funcionários que terão a possibilidade de trabalhar todos os dias ou alguns dias em casa, sem o estresse do trânsito, sem perder tempo com deslocamentos, mais perto da família e muitos outros benefícios. Assista o vídeo “5 vantagens de trabalhar em casa“.
Queridinho também para as empresas que diminuem consideravelmente os custos com infraestrutura de escritório, transporte e alimentação, além de comprovadamente aumentar a produtividade dos funcionários. A economia pode chegar a 11 mil dólares por funcionário por ano, de acordo com a consultoria americana Global Workplace Analitcs.
As empresas brasileiras ainda estão tímidas em transformar as relações de trabalho, em comparação com outros países. Um estudo realizado em 2015 pela Compas´ss, (Global Startup System), aponta que entre os 20 maiores ecossistemas de startups do mundo, 1/4 dos funcionários trabalha de forma remota. No Vale do Silício chega a 43% e em Amsterdã 36%.
Em Boston e Moscou, 33% dos funcionários das empresas entrevistadas trabalham em regime remoto e em Sidney, 21%. No Brasil a exceção é a cidade de São Paulo, única a se destacar com 28% de profissionais que trabalham remotamente. Ela aparece em 12° lugar no ranking, à frente de cidades como Toronto, Paris e Austin. Confira as cidades do mundo campeãs em Trabalho Remoto.
Trabalho Remoto para Pequenos Empreendedores
Também os empreendedores estão listados entre as atividades de trabalho remoto e este é o nosso foco aqui no Bolsa de Ideias de Negócios. Baixe no topo do Blog o e-book gratuito 8 maneiras REAIS de trabalhar em casa pela internet.
Em geral são prestadores de serviço, consultores, blogueiros e influenciadores digitais; empreendedores cuja plataforma de trabalho é a internet e o escritório pode ser em qualquer lugar.
Assim surgiram os Nômades Digitais, empreendedores que viajam o mundo e continuam trabalhando pois dependem apenas de computador e internet para produzir. Eu conheci o termo quando pesquisava sobre formas de viajar o mundo e continuar trabalhando (eu que amo viajar). Assim eu encontrei o casal Nômade Digital e me encantei. Essa é uma realidade para muitos aventureiros e esse casal, depois de anos empreendendo pelo mundo, passou a ensinar como se tornar um Nômade Digital.
Com a realidade do trabalho remoto, o home-office se fortaleceu ainda mais, sendo o principal local utilizado por profissionais. Mas também o mercado de coworking está aquecido no Brasil, sobretudo com a mudança na lei de terceirização. Sabe, coworking são escritórios compartilhados que abrigam freelancers, profissionais liberais e até mesmo micro empreendedores que querem cortar os custos de alugar um escritório e ainda melhorar o networking.
Quero trabalhar remotamente: e agora?
Nós importamos tudo isso de países que começaram cedo a buscar alternativas ao modelo de trabalho tradicional. Por esse mesmo motivo, o perfil de profissionais que se identificam com o trabalho remoto é de pessoas abertas para novas possibilidades; que não estão à espera que o mercado de trabalho volte a contratar ou precisam de uma mega estrutura para se sentirem empresários.
Se você é um desses e sonha com o trabalho remoto, em primeiro lugar precisa definir onde se encaixa: como funcionário em uma empresa ou como empreendedor.
Na primeira opção, deve identificar se a empresa em que trabalha já adotou esse modelo de contrato e se oferecer para migrar (se sua atividade na empresa se encaixa no trabalho remoto). Caso contrário, será seu o desafio de apresentar a proposta para a empresa, mostrando os pontos positivos que essa mudança poderá trazer. E cruze os dedos. 😉
Para quem se identifica com a segunda opção, aqui no Blog a gente reúne conteúdo, gratuito e pago, para te auxiliar a empreender de casa ou de qualquer lugar e indicamos cursos acessíveis para te ajudar a sair da estaca zero e ser dono do seu próprio negócio, como Fórmula Negócio Online, Expert Dominante, Viver Melhor Agora e Viver de Youtube, além do e-book campeão de vendas aqui no Blog, Secretária Remota. Os links dos cursos e do e-book estão no Menu.
Gostou deste post? Compartilhe com seus amigos e parentes. Tem dúvidas? Deixe aí nos comentários. Eu leio e respondo todos.
🙂
Um acometimento desde R$ 5 mil precisa estar satisfatório destinado a afastar as portas a algo fábrica desde amor altura.