7 Dicas para Ganhar Dinheiro como Freelancer

7-Dicas-para-Quem-Quer-Ganhar-Dinheiro-como-Freelancer

Está querendo começar a montar seu próprio negócio online, mas está descapitalizado ou tem um emprego, mas gostaria de ter uma renda extra? Então, esse artigo é pra você!

Mesmo que nunca tenha sido freelancer, mesmo que não saiba quanto cobrar pelos serviços e nem por onde começar. Nesse post irá saber tudo que precisa para tornar isso uma realidade.

Hoje vou te dar 7 Dicas para Ganhar Dinheiro como Freelancer. Fica por aqui até o final, pois sei que uma lâmpada (de ideias) vai surgir na sua cabeça (metaforicamente falando, claro!).

Vamos às dicas!


7 Dicas para Ganhar Dinheiro como Freelancer


Dica 1 – Defina sua especialidade

Você pode ter habilidades em diversas áreas, mas mesmo que fique tentado ou tentada a se jogar em todo e qualquer projeto, não faça isso. Pelo menos não no início da sua jornada como freelancer.  Minha sugestão é que comece como um “especialista” em um determinado tipo de serviço e focar suas propostas. Dessa maneira conseguirá mais facilmente e de forma mais rápida se tornar diferente da sua concorrência.

Outro ponto a ser levado em consideração é que dessa forma irá trabalhar para construir a sua reputação, o que te levará a crescer nessa área específica e assim, já conhecido, poderá cobrar mais pelo serviço e acrescentar outras áreas conforme suas habilidades.

Portanto, a primeira dica é escolher sua maior habilidade, aquela  que você executa de forma mais fácil e focar nela. Enquanto isso, sua reputação estará sendo construída baseada em seus resultados, afinal ela é a parte mais importante de um freelancer.


Dica 2 – Saiba quanto cobrar

7-Dicas-para-Quem-Quer-Ganhar-Dinheiro-como-Freelancer

Essa dica é fundamental, pois, dessa maneira saberá que não deve cobrar pouco. Normalmente, novos freelancers fazem ofertas baixas das demais propostas com a falsa ilusão de que isso irá garantir que pegou o serviço.

Os clientes desconfiam da qualidade do seu serviço se o valor cobrado for barato demais, o que irá gerar um efeito contrário. Portanto, estipule preços competitivos para a área escolhida para trabalhar.

Em alguns sites específicos para contratação de freelancer (conheça sobre sites para freelancer aqui) você poderá calcular os custos fixos que terá trabalhando como freelancer, como por exemplo, aluguel, internet, materiais para trabalhar, entre outros.


Dica 3 – Faça prospecção de clientes

7-Dicas-para-Quem-Quer-Ganhar-Dinheiro-como-Freelancer

Já seguiu todos os passos anteriores? Então chegou a hora de ir atrás dos seus clientes. Vale à pena pedir aquela ajudinha de pessoas que conhecem seu serviço profissional para ser sua networking, ou seja, para que possam te recomendar para possíveis clientes.

E com seu perfil completo nos sites de contratação de freelancer pesquise por projetos que estejam dentro da especialidade que você escolheu conforme falei na primeira dica.


Dica 4 – Tenha uma rotina de produção

7-Dicas-para-Quem-Quer-Ganhar-Dinheiro-como-Freelancer

O fato de não ter um patrão, não significa que você vai trabalhar de qualquer jeito. Para o trabalho de freelancer dar certo, é necessário muita dedicação, organização e disciplina. O legal é que poderá criar a sua própria rotina diária de forma que consiga ter uma alta produtividade e entregar seus projetos no prazo estipulado.

Estabeleça horários para trabalhar conforme a sua demanda, com horário para iniciar, mas também encerrar as atividades do dia. Separe um local calmo, organizado, com acesso à internet; pode ser na sua própria casa, um home Office, quem sabe?


Dica 5 – Você não precisa trabalhar só

7-Dicas-para-Quem-Quer-Ganhar-Dinheiro-como-Freelancer

É verdade que trabalhar em home Office como freelancer te deixa isolado do mundo, mas isso não precisa ser uma regra. Se for algo que realmente é difícil pra você a ponto de atrapalhar seu desempenho, saiba que os espaços de coworking estão cada vez mais em alta.                                    

Coworking são espaços compartilhados com outros profissionais, sejam salas em escritórios, cafés, inclusive muitos autônomos recorrem a esses espaços profissionais. Além de te integrar a outras pessoas, terá a chance de aumentar sua networking, ou seja, pessoas que te conhecem e indicam para outros clientes. Quem sabe assim não consegue também firmar parcerias de trabalho?


Dica 6 – Programe-se para ser autônomo

7-Dicas-para-Quem-Quer-Ganhar-Dinheiro-como-Freelancer

Tem muita gente que busca um serviço “freela” apenas como complementação de renda, mas não visa deixar seus empregos fixos para trabalhar por conta própria. Se o seu caso for o oposto, então eu sugiro que faça isso de forma gradativa.

Dessa maneira você vai construindo pouco a pouco a sua reputação enquanto consegue clientes, sabendo que, por conta do seu trabalho fixo, terá uma renda para cumprir com suas demandas financeiras até, de fato, estar com clientes suficientes para ser um freelancer autônomo.


Dica 7 – Tenha suas finanças em ordem

7-Dicas-para-Quem-Quer-Ganhar-Dinheiro-como-Freelancer

Essa dica é principalmente para quem não está buscando trabalhar como freelancer apenas para ganhar uma renda extra, mas como principal ocupação profissional mesmo.  

É fundamental ter uma reserva de grana, pois você pode passar um bom tempo apenas enviando propostas até conseguir seu primeiro projeto. Com sorte isso não vai demorar, conheço pessoas que, com apenas um mês de cadastro no Workana conseguiram o primeiro job. Então, na dúvida, tenha um dinheirinho guardado para não passar aperto.

Mas, não é só isso! Outra sugestão que te dou é que o cálculo dos seus ganhos sejam anuais, e não apenas mensais. Acrescente investimento com saúde e previdência uma vez que você será seu próprio patrão.

Outra necessidade é a formalização do seu serviço que pode ser Microempreendedor Individual ou Simples Nacional. Assim saberá a necessidade de declarar seus ganhos financeiros ao governo e não ter nenhum problema fiscal.

Conclusão

Trabalhar como Freelancer pode ser o seu primeiro passo rumo ao sonho de ter um negócio próprio. Aqui no Blog e no Canal do Youtube eu ensino também como criar um negócio online autoridade na internet, trabalhando em casa.

Além disso criei um programa passo a passo ensinando do zero como fazer tudo isso. Confira aqui 7 AULAS GRÁTIS do programa Home Office Expert.

RelatedPost

Ebook Grátis 8 MANEIRAS REAIS DE GANHAR DINHEIRO EM CASA PELA INTERNET

Ives Lopes

Jornalista e Blogueira, empreende desde 2009. Depois de fracassos e sucessos se tornou uma "bolsa de ideias" e encontrou várias opções de negócios lucrativos com baixo investimento para ajudar você a começar do zero.

Website: http://www.bolsadeideiasdenegocio.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.