12 Profissões que vão DEIXAR DE EXISTIR

12-profissões-que-vão-deixar-de-existir

Você sabia que as profissões surgem devido às demandas de serviços? Pois bem, é assim que elas surgem. Mas, também é desse jeito que elas deixam de existir.

Com os avanços constantes na tecnologia diversas áreas profissionais têm deixado de existir, pois a mão-de-obra humana tem sido substituída por robôs.

Até 2030 dezenas de profissões estão na corda bamba para serem extintas e no post de hoje vou destacar algumas delas.

12 profissões que vão deixar de existir

1 – Agente de viagens

12-profissões-que-vão-deixar-de-existir

Você já deve ter percebido que o número de sites vendendo passagens aéreas e fazendo reservas em hotéis está cada vez maior.

Nas propagandas na televisão toda hora vemos divulgação de empresas como Booking.com, Trivago, e outros. E tem sido cada vez mais comum e frequente as pessoas recorrerem a esse mecanismo para facilitar a organização de suas viagens.

Por isso, a necessidade de um profissional atuando como agente de viagens tem diminuído significativamente.

Dessa maneira, a profissão de agente de viagens se não deixar de existir, terá um número cada vez menor de profissionais.

2 – Trabalhadores rurais

12-profissões-que-vão-deixar-de-existir

Com máquinas cada vez mais de ponta, as empresas têm preferido adquiri-las do que investir em mão-de-obra humana, pois além do serviço ser realizado com mais rapidez, há economia em encargos como os trabalhistas.

Desta forma, empresários rurais têm investido muito mais em máquinas do que em funcionários, o que levará a profissão de trabalhador rural a ser extinta o reduzida drasticamente.

Vale lembrar que estou falando de empresários, principalmente, do setor de agronegócio.

3 – Carteiro

12-profissões-que-vão-deixar-de-existir

Quando o assunto é tecnologia uma das coisas que vem logo à mente é internet. Com o avanço da internet e o crescimento do seu acesso em todo o mundo, a utilização de e-mails e redes sociais têm sido o grande boom tecnológico.

E, com essa facilidade, as pessoas tendem a preferir resolver tudo pela internet. Prova disso é que hoje é fácil e comum, por exemplo, receber boletos de pagamentos por e-mail, pagar contas por aplicativos de celular.

Analisando esse ponto dá para entender porque a profissão de carteiro aparece como profissão com risco de extinção.

4 – Repórter de meios de comunicação impressos

12-profissões-que-vão-deixar-de-existir

Outra profissão com os dias contados é a do repórter de jornais impressos e revistas impressas.

Em 2017, uma pesquisa revelou que só no Brasil 72% da população se informava lendo notícias publicadas em sites e nas redes sociais.

Esse dado por si só já mostra porque os meios de comunicação impressos têm perdido público e, consequentemente, a profissão de repórter de jornal ou revista impressa deixará de existir num futuro não tão distante. Eu sou jornalista e essa é uma péssima notícia.

5 – Piloto de avião

12-profissões-que-vão-deixar-de-existir

Quem nunca ouviu a expressão “piloto automático”? E não foi à toa que ela surgiu. Não sei se você sabe, mas atualmente durante uma viagem de avião, a maior parte do tempo o sistema computadorizado é o responsável pelo voo.

Se você não sabe, fique sabendo, pois exemplos dessas ações computadorizadas em voos são no momento da decolagem e do pouso.

Contudo, empresas já vêm fazendo testes para que os voos sejam 100% controlados via sistema de computadores, assim esses aviões serão considerados autônomos.

Para você ter uma noção, a estimativa com essa mudança é que haja uma economia de até 35 bilhões de dólares por ano.

6 – Anestesiologista

12-profissões-que-vão-deixar-de-existir

A Medicina não está longe dessa lista de extinção. Após testes feitos onde robôs foram os responsáveis pela aplicação de anestesia em pacientes em tratamentos simples nos Estados Unidos, especialistas médicos avaliaram ser possível que em um futuro próximo os anestesiologistas humanos sejam substituídos por máquinas robóticas em cirurgias e procedimentos anestésicos.

7 – Analistas financeiros

12-profissões-que-vão-deixar-de-existir

Com o aumento de softwares de análise financeira utilizando inteligência artificial de ponta que leem e reconhecem tendências em dados históricos de forma que haja a prevenção de movimentos futuros de mercado, a profissão de analista financeiro também entra na lista de risco.

8 – Contadores

12-profissões-que-vão-deixar-de-existir

Assim como a profissão de analista financeiro, os contadores humanos estão com os dias contados.

Isso porque a digitalização de processos, em outras palavras, a automatização dos serviços contábeis, por tecnologias avançadas irão fazer com que a mão-de-obra humana na contabilidade fique defasada.

9 – Comissários de bordo

12-profissões-que-vão-deixar-de-existir

Um dos principais fatores para que a profissão de comissário de bordo esteja nessa lista é o fator das fusões. Grandes empresas de aviação estão se unindo e virando apenas uma.

Dessa maneira, diversos profissionais serão cortados. A profissão pode até não ser extinta, mas os cortes serão cada vez maiores e mais frequentes com essas fusões.

Com essas fusões, os números de voos também serão reduzidos o que fará com que a necessidade de um grande número de comissários de bordo deixe de existir.

10 – Caixas de lojas e supermercados

12-profissões-que-vão-deixar-de-existir

Você já ouviu falar em self-checkout? É basicamente caixas rápidos onde é possível registrar todos os itens escolhidos para compra em uma máquina que registra um por um e dar o valor total da compra para o consumidor pagar também nesse caixa.

São terminais de autoatendimento onde é possível que o próprio cliente registre suas compras. É uma tecnologia muito usada nos Estados Unidos, mas que já chegou no Brasil.

Com essa opção, a necessidade de pessoas trabalhando em caixas nas lojas e mercados será reduzida drasticamente.

11 – Funcionários de bancos

12-profissões-que-vão-deixar-de-existir

Quem nunca pensou em fazer um concurso público para trabalhar em banco tendo como um dos maiores motivadores a garantia de emprego para o resto da vida?

Bem, sinto informar que não é mais bem assim o caso. Você já deve ter percebido que até abrir conta agora já é possível via aplicativo de celular.

Um serviço que antes era necessário que você se apresentasse no banco com documentos para abertura de conta, em alguns minutos você não só abre a conta como tem direito a solicitar adicionais como cartão de crédito.

Esse já um grande exemplo que mostra o porquê futuramente não haverá mais funcionários em banco ou o número será significativamente reduzido.

12 – Operador de Telemarketing

12-profissões-que-vão-deixar-de-existir

Você já deve ter precisado ligar para a sua operadora de telefonia móvel para resolver algum assunto diretamente com um atendente. Mas, já parou para observar quanto tempo você ficou na linha sendo guiado por um atendente virtual até conseguir falar, de fato, com alguém?

E já entrou em contato com a central de atendimento e foi orientado a realizar seu serviço pelo aplicativo do celular?

Esses dois exemplos mostram porque a profissão de Operador de Telemarketing entra na lista de profissões que serão extintas num futuro próximo.

Conclusão

Claro, o objetivo deste artigo não é gerar pânico ou fazer terrorismo caso você se encaixe em alguma dessas profissões. Na verdade essas são apenas algumas das atividades que podem entrar em extinção porque a forma como consumimos e nos relacionamos mudou completamente após a internet…e continuará mudando.

O que podemos dizer, sem sombras de dúvidas, é que o dinheiro, o consumo e as pessoas convergem para o meio digital. O Brasil já é o terceiro país que mais consome produtos físicos e digitais e o internauta brasileiro é quem passa mais tempo navegando online. O mercado digital mal começou no país e tudo converge pra lá.

Além disso, o Home Office também está na crista da onda após a Reforma Trabalhista. (LEIA O ARTIGO) Chegou tarde no Brasil mas já é uma realidade que empresas contratem funcionários para trabalhar em casa – principalmente por razões econômicas.

E você está preparado para o mercado do futuro? Deixe abaixo seu comentário! Quero muito saber! Por aqui, no Bolsa de Ideias, nos tornamos uma empresa 100% digital e 100% em Home Office. Saiba como.

Até o próximo post.

Related Post

Ebook Grátis 8 MANEIRAS REAIS DE GANHAR DINHEIRO EM CASA PELA INTERNET

Ives Lopes

Jornalista e Blogueira, empreende desde 2009. Depois de fracassos e sucessos se tornou uma "bolsa de ideias" e encontrou várias opções de negócios lucrativos com baixo investimento para ajudar você a começar do zero.

Website: http://www.bolsadeideiasdenegocio.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.