Ter boas ideias para ganhar dinheiro é suficiente?

boa-ideia-suciciente

Você já passou por isso?

Você pensa em mudar de vida, quer abrir um negócio próprio e se pergunta: “o que abrir?”

Mas aí surgem inúmeras possibilidades na mente. Quase uma enxurrada de ideais e quanto mais você pensa, mais distante se sente de encontrar algo.

Recebo com frequência e-mails, mensagens através do blog ou das mídias sociais, de pessoas que me pedem para avaliar suas ideias de negócio. Basicamente precisam ter certeza de que suas ideias são realmente boas.

O impressionante é que a grande maioria delas não têm problemas em ter ideias; pelo contrário. Talvez uma das maiores dificuldades que causa sofrimento aos empreendedores é o EXCESSO DE IDEIAS.

E se você é empreendedor nato  também sofre do mesmo jeito. Só não sabe qual é a melhor ideia.

Mas neste artigo de hoje quero te motivar a mudar um pouco o foco das coisas e te levar a pensar no “x” da questão; ou talvez Os X´s da questão 😀

Neste artigo você verá que:

  1. A execução é importante
  2. Simplificar a ideia ajuda
  3. Uma boa ideia pode não ser inédita
  4. Tem que prestar atenção ao momento, seja político, econômico, mercadológico, enfim
  5. Às vezes o que estava no papel não acontece na vida real
  6. Esteja preparado para mudanças

Vai te ajudar? Então compartilhe este post com seus amigos na esperança de espalharmos mais rapidamente a mensagem de como transformar uma boa ideia em um negócio de sucesso

“A melhor maneira de ter uma boa ideia é ter muitas”. Linus Pauling

Boas ideias que entraram pra história

bolsa-de-ideias-lampada

Olhe ao redor e procure lembrar de produtos ou serviços que você usa hoje e não imagina como há 100 anos atrás você viveria sem eles. Estão por toda parte.

Partiram de ideias simples, daquelas que às vezes pensamos “porque eu não pensei nisso antes?”.

Veja a história recente norte-americana (recente mesmo, aconteceu há pouco mais de 1 século): Andrew Carnegie revolucionou a indústria do aço, fazendo as cidades crescerem em grandes edifícios. De infância pobre ele se tornou um dos homens mais ricos da história.

Thomas Edison não apenas deu funcionalidade à luz elétrica como registrou 2.232 patentes. Em algumas delas ele aperfeiçoou o que já existia, como o telefone e a máquina de escrever.

E Henry Ford? Ele não criou o automóvel, mas descobriu uma forma de baratear os custos de produção dos carros da época, fazendo com que fossem acessíveis ao homem comum.

Isso é genialidade. Não é a toa que todos os gênios citados acima transformaram para sempre o mundo em que vivemos.

Sei de tudo, não é? Brincadeira, eu assisti Gigantes da Indústria no History Chanel.

O que você precisa saber para uma boa ideia virar um negócio de sucesso

1. Mais importante do que ter uma boa ideia é saber COMO EXECUTÁ-LA.

como-executar-boas-ideias

A gente sabe que para um negócio ter sucesso, o básico é nascer de uma grande ideia. Mas isso não significa que para ter um negócio de sucesso basta ter uma boa ideia. Entende?

Depois das “lendas” que citei acima, vieram muitos outros também trazendo soluções para necessidades pontuais, como a internet que você está usando agora, neste computador, celular ou tablet que está usando também.

Todos esses “apetrechos” nasceram de grandes ideias.

Mas calma! Depois de descrever tantas ideias gloriosas você deve estar se sentindo “meio mal”. Não fique assim. Pelo contrário: essas ideias partiram de necessidades simples, de reais observadores que identificaram um problema, pensaram na solução e persistiram até ter sucesso.

São ideias que partiram da constatação de um problema/desejo e seus criadores buscaram encontrar uma forma de solucionar aquela necessidade.

“Ninguém nunca terá sucesso sem ajudar aos outros”. Jay Abraham

Relembre os exemplos que citei no começo deste post: o Henry Ford buscou de várias maneiras diferentes mudar a estrutura dos carros para que as peças necessárias para a montagem fossem barateadas e finalmente o valor final do carro fosse mais econômico.

E não apenas isso. Ele criou o atual sistema de “linha de produção”, que tornou o processo de montagem dos carros muito mais rápido.

Henry Ford obrigou a concorrência a fazer o mesmo.

O Thomas Edison fez mais de 1000 tentativas até dar certo transformar a lâmpada em um protótipo comercial. Dizem que um de seus discípulos perguntou a ele por que insistia tanto se por mais de mil tentativas não tinha dado certo e Thomas respondeu: “eu descobri 1000 formas de como NÃO fazer uma lâmpada”.

Eu não estava lá pra ver se ele disse mesmo, mas a frase é fantástica, concorda?

Pense nisso: você pode ter excelentes ideias agora, mas se não encontrar formas criativas de fazer com que essas ideias realmente solucionem problemas/necessidades de outras pessoas, serão somente ideias.

Me permita ir mais além: uma ideia mais ou menos boa e bem executada é melhor que uma excelente ideia mal executada.

2. Menos é mais sim

simplifique-boas-ideias

Quer ter uma grande ideia, resolver um grande problema, criar uma grande solução? Simplifique.

A ideia em si geralmente é muito simples, especialmente se elas realmente estão direcionadas a atender necessidades específicas de um determinado público. Nós é que complicamos todo o processo.

>> Um bom ponto de partida é identificar quem é o seu público. Para simplificar um pouco, adote esta fórmula e dê finalidade à sua ideia:

“X que desejam Y”

Exemplo:

“Mulheres que desejam empreender”

“Mães que desejam vender artesanato na internet”

>>Anote a faixa etária do seu público, classe social, hábitos, comportamentos , anseios, frustrações em comum. Descreva em uma tabela no Excel 3 problemas/necessidades, e para cada uma delas apresente 3 soluções.

Seguindo essas duas dicas você terá uma fonte interminável de ideias simplificadas e direcionadas, aumentando bastante suas chances de gerar uma boa ideia de negócio.

“Menos é mais. Ser simples requer tempo e esforço”. Jeff Bulas.

Leia também Como escolher um nicho lucrativo.

3. Uma boa ideia não precisa ser necessariamente inédita

pipoca-gourmet-ideia

Sabia que eu pensava que Thomas inventou a luz elétrica? Eu me sentiria melhor se você me dissesse que também pensava a mesma coisa.

Pois então, se é o caso, estamos errados. Historiadores acreditam que houve mais de 20 inventores muito antes de Thomas Edison.

Foram criados outros tipos de lâmpadas, mas nenhum com alcance comercial.

Inclusive Thomas Edison comprou a patente de 2 inventores da lâmpada anteriores a ele: o Henry Woodward e Matthew Evans.

As suas ideias podem ser versões aperfeiçoadas de algo que já existe. Tenho certeza que você já consumiu ou pelo menos já ouviu falar de algum produto “gourmet”, versões modernas de algo que já existia, como pipoca, picolé, hamburger, geladinho, brigadeiro…

Tem também as excelentes ideias importadas; modelos de negócio que fazem muito sucesso em outro país; um brasileiro viaja, conhece e traz o conceito. É o caso das esmalterias.

“Busque pela excelência, não pela perfeição”. H. Jackson Brown Jr.

4. O momento é criticamente importante

boa-ideia-aviao

Sabemos que para um avião decolar ele depende de uma série de fatores que, combinados, resultam no milagre de colocar um avião pesado e cheio de gente no ar. Para cair é a mesma lógica. (brincadeira). (Aliás não. É sério).

Para um negócio ser bem sucedido também. Um desses fatores importantes e até definitivos é o momento.

O momento econômico, político, filosófico e principalmente o momento do mercado. Porque você pode ter uma ideia genial, mas o público não está pronto pra ele.

Imagine uma tecnologia onde os consumidores não estão preparados para ele, como o Google Glass.

Uma ideia de negócio que surge antes do mercado existir tem grandes chances de não sair do chão. Por outro lado, uma ideia que surge atrasada, depois do público conhecer negócios similares, também não terá o mesmo impacto.

Desculpa pelo termo “impacto”. Não foi de propósito.

Não perder o “timing” é crucial para o sucesso do negócio.

5. Às vezes não sai como planejado

não-planejado-ideias

Talvez você preferisse o título “Plano de negócios bem feito” neste tópico, afinal estou listando questões importantes para o sucesso de uma ideia de negócio .

O plano é importante sim e pode fazer a diferença entre a morte e a vida da sua ideia. Se você tem uma excelente ideia de negócio precisa ter também um excelente plano de negócios.

Mas eu preciso te avisar que às vezes o que a gente coloca no papel não se confirma na prática.

Em um plano de negócios você detalha todo o processo de quem vai comprar seus produtos/serviços e determina o ponto onde o negócio começa a ser rentável. Na teoria os números sustentam suas estratégias, mas na vida real nem sempre funciona como deveria.

Você descobre na prática que seus clientes não estão tão interessados assim quanto pareciam estar quando fez sua pesquisa de mercado. O seu “preço” pode não ser exatamente o que o seu cliente estaria disposto a pagar.

“O maior inimigo de um plano é o sonho de um plano perfeito”. Carl Von Clausewitz 

Pode parecer ruim, mas não é o fim do mundo. Assim como 2 + 2 é igual a 4, isso vai acontecer, mas saber de tudo isso te leva para o próximo  e último tópico desse artigo.

6. É preciso se adaptar às mudanças.

bolsa-de-ideias-urso

Você é daquelas pessoas que quando tem uma ideia leva ela até o final?

Espero que não, pois as circunstâncias mudam e mudam constantemente. Isso quer dizer que você precisa estar preparado para fazer as alterações necessárias para que a sua ideia continue sendo boa. Desde mudanças na estratégia de marketing até o próprio modelo de negócio adotado.

Novas tecnologias surgem, modismos nascem, uma crise econômica bate na sua porta. Certamente depois de um ano a sua ideia de negócio estará vivendo uma situação diferente daquela planejada meses antes de dar o passo inicial.

Um negócio bem sucedido não é aquele que simplesmente partiu de uma boa ideia e sobreviveu dela ao longo de anos. É aquele que nasceu de uma boa ideia e foi capaz de se adaptar às circunstâncias que surgiram ao longo do caminho.

Verdadeiras boas ideias de negócios são flexíveis e seus criadores também.

“Não é o mais forte da espécie que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o mais receptivo às mudanças”. Charles Darwin

Conclusão

boa-ideia-suciciente

Se precisa de ideias de negócios, baixe gratuitamente no topo deste Blog o e-book 20 ideias de negócios para montar em casa.

E se você tem uma ou várias ideias de negócio e deseja iniciar o seu negócio próprio, não fique triste com os pontos que listei para você prestar atenção. Se estiver atento a todos eles você irá se destacar do meio de tantos negócios que até nasceram de boas ideias mas “foram atropelados e não resistiram aos “ferimentos”.

Como diria Thomas Edison, “talento é 1% de inspiração e 99% de transpiração”. Por isso, depois de identificar aquela grande ideia, o caminho que escolher tomar agora pode te fazer “decolar” e planar “suave na nave”.

Então, da próxima vez que você tiver uma grande ideia vai estar com a mente treinada para lapidá-la e criar, não apenas um, mas vários negócios de sucesso!

E para finalizar, eu gostaria de saber a sua opinião sobre esse artigo.

Deixe um comentário logo abaixo sobre o que você mais gostou ou uma dica extra. Compartilhe comigo como pretende tornar a sua boa ideia um grande negócio.

Compartilhe com seus amigos este post. Seja generoso. 😀

Faça da sua próxima ideia a próxima necessidade básica de alguém.

É isso. Tenha foco e persevere. Você é mais capaz do que imagina.

Related Post

Ebook Grátis 8 MANEIRAS REAIS DE GANHAR DINHEIRO EM CASA PELA INTERNET

Ives Lopes

Jornalista e Blogueira, empreende desde 2009. Depois de fracassos e sucessos se tornou uma "bolsa de ideias" e encontrou várias opções de negócios lucrativos com baixo investimento para ajudar você a começar do zero.

Website: http://www.bolsadeideiasdenegocio.com

10 Comentários

  1. Interessante.

  2. Parabéns pelo ótimo conteúdo
    já vou colocar em pratica.

  3. Já vou colocar em prática essas dicas são incríveis,
    parabéns pelo ótimo conteúdo.

  4. Muito bom site.

  5. Marketing digital é a profissão do futuro vale a pena investir em conhecimento nessa área!

  6. Ganhar dinheiro é necessário e dicas sempre bem vindas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *