Pare de sonhar: 6 passos para ganhar dinheiro fazendo o que ama

 

6-passos-para-ganhar-dinheiro-fazendo-o-que-ama

Recentemente eu estava assistindo vídeos de um jovem empreendedor e me deparei com um vídeo cujo título era “Pare de Sonhar”. Imediatamente fiz uma autorreflexão e comecei a rir, pois sabia que para alguns aquilo não faria o menor sentido.

No entanto, acredito que este conselho seja um dos mais importantes para quem está buscando ideias de negócios. Ganhar dinheiro fazendo o que ama não precisa ser um sonho distante. Você pode começar a viver esse sonho agora.

Minha amiga, como diria minha vó, “se conselho fosse bom, não se dava; vendia”, mas estamos aqui com uma missão: tirar você das nuvens.

Ter um sonho e viver um sonho são duas coisas diferentes. Uma sonhadora vive com ideias (às vezes muito boas) flutuando na mente, como um ideal longínquo. Mas se você decide sair das nuvens, vencer os obstáculos que vão surgir (sim, minha cara, vão surgir) e organizar um plano de ataque, então você se torna uma realizadora.

Você precisa de ideias para começar? No final do artigo deixo um link com 130 ideias de negócios para ganhar dinheiro trabalhando em casa.

Se você está pronta para prosseguir, confira 6 passos para ganhar dinheiro fazendo o que ama.:

  1. ASSUMA QUE ESTÁ NO CONTROLE

É embaraçoso ouvir pessoas que reclamam de suas vidas. “O universo não conspira a meu favor, os problemas são impossíveis de se resolverem, este não é o momento, isso não é pra mim”. Basicamente terceirizam suas dificuldades e se sentem vítimas diante das circunstâncias.

Gata (como uma cliente falava), pode parar! Diga bem alto “eu tenho responsabilidade sobre as minhas escolhas”, logo “eu decido agir”.

Comece de onde você está. Use o que você tem. Faça o que você pode fazer. (Arthur Ashe)Comece com o que tem

Quem me conhece sabe o quanto sou perfeccionista. Quando quis começar o blog queria que fosse o melhor template, uma logo profissional, uma câmera “super mega boa”, um escritório bem decorado…e uma lista de exigências INTERNAS bem longa.

Mas eu já perdi muito tempo com isso no passado e dessa vez decidi começar do jeito que eu posso. O importante é começar. Depois a gente melhora, certo? O primeiro banner eu que fiz, a primeira logo eu que desenhei. Evitava olhar os perfis, mas fui surpreendida com a quantidade de pessoas que se identificaram com o tema e estão seguindo o canal. O que realmente importa nesse canal é o conteúdo, certo? Então moça, faça o que realmente importa para o seu negócio.

 

2. SEJA DECIDIDA

“Nínguém pode fazer você se sentir inferior sem o seu consentimento” Eleonor Rosevelt

Sempre que fazemos escolhas ousadas ou buscamos fazer algo diferente do que os outros esperam, surgem os “conselheiros do pessimismo”. Se o caminho for diferente de faculdade + emprego fixo ou estudar + concurso público já será considerado ousada demais. Isso porque no Brasil o assunto empreendedorismo ainda é um tabu.

Mesmo com o aumento crescente de referências sobre esta alternativa aos caos econômico que vivemos, são exatamente as pessoas mais próximas que vêem com certo receio sua tentativa de fazer diferente.

banner300x250_bolosnopote

Graças a Deus meus pais sempre me apoiaram em minhas escolhas, inclusive com ideias e sugestões para eu melhorar (depois conto melhor minha história), mas sei que a maioria enfrenta resistência dentro de casa.

Por isso você precisa decidir qual o caminho que está tomando e entender que a decisão é somente sua. Seja positiva e firme em suas convicções que com o tempo, seu marido, seus filhos, seus pais e amigos verão que seu trabalho é sério. Se você trabalha em casa, mostre com sua rotina o quanto o seu trabalho é como qualquer outro, com compromisso e dedicação.

3. SEJA SELETIVA

Como disse no ponto anterior, você terá ao seu redor pessoas que se preocupam com você e muitas vezes podem ser pessimistas e causar dúvidas se você realmente está no caminho certo. Então, além de ser decidida em suas convicções, precisará escolher com quem compartilhar suas “intenções”.

PRINCIPALMENTE NA FASE EMBRIONÁRIA DA SUA IDEIA, pois é o momento onde você ainda está formulando um projeto, qual será a finalidade do negócio, como fará ele sair do papel, como vai ganhar dinheiro com isso, e uma opinião negativa de alguém que você muito estima pode ser um “balde de água fria” nas suas emoções.

Esse conselho para mim talvez seja um dos mais difíceis de cumprir à risca, pois quando tenho uma ideia fantástica (para mim, claro, rs), quero sair contanto pra todo mundo. Uma vez decidi que investiria em uma franquia do mercado de esmalterias e a primeira pessoa que quis contar foi um familiar que amo muito, o meu irmão. Fui ao trabalho dele, tirei do expediente e comecei a contar tudo que eu tinha em mente. Como você deve imaginar, minha mente “ferve” e eu tinha que contar pra ele. Depois de um monólogo extenso, ele disse pra mim “isso não vai dar certo, franquia não presta e esmalteria deve ser só um modismo”.

Hoje dou muita risada com isso tudo, mas lembro que no dia foi um “soco no estômago”. Depois disso abri minha esmalteria com marca própria, concebi uma ideia de negócio e ele, o meu amado irmão, se tornou um braço direito nos negócios. Lutou comigo até o fim.

Mas talvez outra pessoa tivesse desistido após o balde gelado, não é verdade? Então escolha apenas duas pessoas com quem compartilhar suas ideias e só apresente pra todos quando ela estiver pronta, ok?

4. PARE DE SE DISTRAIR

Se você tem um sonho mas sabe que não tem o necessário para fazer acontecer hoje, ele é uma distração. Por exemplo: você tem um sonho de abrir um restaurante, mas não tem dinheiro para investir num bom espaço, numa boa localização, contratar funcionários e ter uma cozinha excepcional.

Minha amiga, sinto dizer que esse sonho pode distanciar você de uma verdadeira realização. Por não poder fazê-lo acontecer hoje, você vai adiando seus planos enquanto vive um hoje com frustrações. Se identificou? Então pare de se distrair com sonhos distantes e simplifique. Pode começar a vender quentinhas? Comida congelada? Vender delivery? Então faça do restaurante sua meta e não uma distração para o que você já poderia estar fazendo hoje.

5. AJUSTE O FOCO

“Calmaê”, não estou ficando repetitiva. Tão importante quanto os outros pontos deste artigo, você precisa ter foco. Tenho amigas que possuem múltiplas habilidades, e fazem muito bem várias coisas a ponto de me fazer pensar “eu queria ser boa em pelo menos uma coisinha que ela faz”.

Maquiam muito bem, fazem excelentes fotos, entendem de artesanato como ninguém, costuram, desenham…mas não desenvolvem bem nenhuma dessas habilidades. Se você é abençoada desse jeito, tome nota: faça uma coisa de cada vez.

Decidiu que vai vender maquiagem? Então invista em produtos, crie um perfil bacana nas redes sociais, avisa os parentes e amigos. Faça com que eles se lembrem de você quando pensarem no assunto.

6. ORGANIZAÇÃO É TUDO, GAROTA!

maes-empreendedoras

“Mas eu não sou organizada, e agora”? Se esforce pra ser. Eu nem estou falando do plano de negócios, ainda não é o momento. Estou falando do começo de tudo, quando a ideia está bem no comecinho. Quando o projeto está em formação você vai precisar pesquisar bastante, ler o que dizem a respeito, observar quem já faz e deu certo e uma das melhoras formas de fazer isso é no bom e velho (não tão velho rsrs) Google.

No entanto, como se trata de internet, é muuuita informação e você certamente vai se sentir perdida. Então elaborei uma lista de prioridades, aquilo que eu precisava fazer imediatamente. Você pode organizar por semana, mas eu fiz diariamente. Conforme a necessidade do que precisava aprender montava uma lista para o dia seguinte.

Eu uso um app no celular chamado Any.do (pode acessar do computador também, tablete, etc). É minha lista de tarefas. Se preferir coloque no papel, o que importa é fazer o que mais funciona pra você.

Faça uma lista separando MANHÃ, TARDE e NOITE e coloque as tarefas de forma organizada. Por exemplo: Digamos que eu planeje vender roupa pela internet.

MANHÃ

Decidir quem será o meu público. Feminino, masculino, infantil?

Pesquisar no Instagram lojas de roupas semelhantes

Pesquisar sites de lojas de roupas

TARDE

Pesquisar notícias sobre o mercado vestuário

Escrever estratégias para atrair primeiros clientes

Onde comprar roupas de qualidade? Pesquisar fornecedores

NOITE

Livre

Ao passo que for eliminando as tarefas, vai riscando. No final do dia você saberá o que precisa fazer no dia seguinte.

Perceba que são ações superficiais, mas acredite, a cada dia você conhecerá mais sobre o que planeja fazer e saberá se está no caminho certo. Essa lista de tarefas diárias faz com que você acorde sabendo que tem uma série de compromissos para cumprir no dia que te deixarão cada vez mais próxima de concretizar sua ideia. Esta lista é também um remédio preventivo para as ansiosas como eu, que correm o risco de sair atropelando tudo e no final concebendo uma ideia mal planejada.

E é claro, a lista deve ser feita conforme sua disponibilidade de tempo. Trabalha? Estuda? Então organize a lista para os horários que terá disponível. Se tem um final de semana livre, otimize bastante o tempo para que tenha um final de semana produtivo.

Depois disso, será fácil montar um plano de negócios, mas isso é assunto para um outro artigo. Precisa de uma ideia pra começar? Indico a você ler esse E-book “130 ideias de negócios para montar em casa”. É bem baratinho e com certeza uma dessas ideias serve para você.

Related Post

Ebook Grátis 8 MANEIRAS REAIS DE GANHAR DINHEIRO EM CASA PELA INTERNET

Ives Lopes

Jornalista e Blogueira, empreende desde 2009. Depois de fracassos e sucessos se tornou uma "bolsa de ideias" e encontrou várias opções de negócios lucrativos com baixo investimento para ajudar você a começar do zero.

Website: http://www.bolsadeideiasdenegocio.com

8 Comentários

  1. kkkkkk Eu sei. Esse artigo foi um dos primeiros e no início meu foco era o público feminino, mas vocês homens reivindicaram presença e eu mudei a linguagem. kkk. Fico muito feliz viu! Obrigada!!

  2. Vitorio

    Obrigado pelo texto! !
    Obs: tem homens lendo seus artigos! Kkk

  3. Que bom que gostou!! Espero mesmo ajudar! Obrigada e bons negócios!

  4. Noêmia Rodrigues

    Parabéns,Ives!Há bastante tempo eu procurava estas explicações.Acabei de ler este artigo e entendi o que não devo e o que devo fazer.Me identifiquei mto no artigo!Sucesso em sua trajetória.

  5. Obrigada Jean!! Feed Back´s assim me dão mais garra pra buscar fazer mais e melhor! Abraços!

  6. Jean Silva

    Gostei do seu blog. Sucinto e objetivo, e já vou tentar começar com o que tenho. Obrigado e parabéns pelo blog.

  7. Que bom Eliane!! Gosto de ouvir isso, rumo ao sucesso! Hora de realizar! Muito obrigada pelo seu comentário!!

  8. Eliane Paredes Oliviera

    Muito boa as dicas e isso ai, me identifiquei muito nesse artigo, estou rumo ao sucesso!!! obrigada pelo complemento. Sucesso em sua jornada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *