Especial 2K no Youtube: Nova logo | Como definir sua identidade visual

nova-identidade-visual

Quando pensa em um novo negócio, você imagina imediatamente uma boa logomarca? Bom, eu pelo menos sou assim. Estive à frente de alguns projetos, tive outras empresas e sempre buscava imaginar como seria minha marca.

É como uma grávida que fica imaginando como será o rostinho do bebê.

De fato a identidade visual do seu negócio é tão vital que é capaz de atrair ou até mesmo afastar o seu público-alvo.

Depois de 6 meses de Blog e canal e em comemoração aos 2000 inscritos no Youtube, apresentamos nossa nova identidade visual. Mas como não poderia ser diferente, quero aproveitar para compartilhar dicas valiosas pra você que ainda vai criar a identidade do seu novo negócio.

Neste post você vai ver:

  • Porque decidi mudar a logomarca
  • O significado das cores
  • Como descobrir o que funciona
  • Como definir sua identidade visual

Este post vai te ajudar? Então seja generoso (a) e compartilhe também com seus amigos a mensagem de como desenvolver  a identidade visual certa.

Porque decidi mudar a logomarca:

1° Dica de ouro: Tenha bem definido o perfil do seu público-alvo

logomarca Bolsa de Ideias

Esta é a marca nova: uma bolsa em formato de balão com cores novas. A marca antiga havia sido feita por mim e também era um balão que tentava parecer uma bolsa (kkkk) e era feita nas cores azul e rosa.

Aqui no Blog nós incentivamos você a criar a sua identidade você mesmo, se ainda não pode investir em uma comunicação visual profissional. Nosso lema é “Faça o que pode, com o que você tem, onde você está”, que é uma frase do Arthur Ashe.

Com nossa logo antiga, mesmo não sendo “profissa”, foi o suficiente para construir relacionamento e ter resultados muito bons ($$$) com o Blog e canal do Youtube.

Tão bons que percebemos que seriam ainda melhores se adequássemos a identidade para o público que atingimos.

Temos um público maduro, formado por homens e mulheres que estão em busca de empreender. Muitos estão desempregados, muitas mulheres querem melhorar a renda da família e alguns até já entraram em “furadas” por aí, na tentativa de ganhar dinheiro.

Por isso, encontramos um público cético que tem medo de arriscar, mas, ao mesmo tempo, devido a crise do país revelar que não há “emprego seguro”, estão em busca de oportunidades REAIS.

Daí a relevância de conseguir imprimir em nossa identidade a minha experiência de 6 anos empreendendo de verdade, conhecendo o sucesso e o fracasso, e a minha disposição em apontar um caminho REAL de esperança e realização.

 

O significado das cores

2° Dica de ouro: Saiba o que quer transmitir

Bolsa de Ideias de Negócio

Tudo na logomarca tem um significado: as cores, o tipo de letra, se está em negrito ou itálico, se está em caixa alta ou não, enfim, tudo.

Depois de 6 meses testando o mercado, descobrimos que as cores antigas juntas transmitiam “ingenuidade” porque a combinação do rosa com azul passavam a ideia de “infantil”. Muito ruim para nosso nicho, uma vez que falamos de negócios, carreira e sucesso.

Queremos transmitir uma imagem clean, de modernidade, proximidade, ao mesmo tempo em que buscamos comunicar sucesso, felicidade e criatividade.

Então o Designer Thiago Amarante (que desenvolveu a nova identidade) sugeriu a cor LARANJA no lugar do rosa. Amei a sugestão.

Significado da cor LARANJA: cor quente, significa criatividade, energia e felicidade. O laranja representa ainda o entusiasmo, fascínio, alegria, determinação, atração, sucesso e encorajamento.

Significado da cor AZUL:  A cor azul significa tranquilidade, serenidade e harmonia; simboliza a água, o céu e o infinito. É também a cor da realeza (sangue azul) e transmite a sensação de elegância. Tudo a ver com sucesso financeiro, não é? 😀

É importante unir uma cor quente com uma fria e variar conforme a intenção. Aqui no Blog por exemplo, “limpamos” o layout e utilizamos bastante o azul, pois queremos dar conforto e tranquilidade aos nossos leitores.

Se eu usasse o laranja aqui, você não ia conseguir ler esse artigo inteiro.

Como descobrir o que funciona

3° Dica de Ouro: Pesquise o seu mercado de atuação e descubra o que funciona

balões de diálogo

Em linhas gerais, a criação de uma identidade caminha entre a junção de elementos novos com elementos familiares do seu público.

Fala a verdade, quem fica olhando pra uma logomarca na rua ou para produtos do supermercado pra saber o que significam?

A grande sacada é conseguir construir uma identidade que seja fácil do seu público reconhecer e se familiarizar.

Por exemplo: desde a criação do Blog decidi que queria como ícone um balão que parecesse uma bolsa. A bolsa é o próprio nome do negócio, mas o balão é um elemento usual no contexto da comunicação. Experimente digitar “comunicação no google” e veja o que acontece.

 Como definir sua identidade visual

4° Dica de ouro: Encontre o seu diferencial

Depois de pesquisar bastante o mercado, analisar a concorrência e conhecer a fundo o perfil do seu público-alvo, chegou a hora de encontrar o seu diferencial.

Alinhe sua criatividade com a análise de mercado e se possível procure um designer profissional que levará todas essas informações citadas acima em consideração.

Cursos que recomendo:

Fórmula Negócio Online

Viver Melhor Agora

Expert Dominante

Leia também: 6 motivos para começar a gravar vídeos JÁ

Veja esse conteúdo em vídeo: 

Related Post

Ebook Grátis 8 MANEIRAS REAIS DE GANHAR DINHEIRO EM CASA PELA INTERNET

Ives Lopes

Jornalista e Blogueira, empreende desde 2009. Depois de fracassos e sucessos se tornou uma "bolsa de ideias" e encontrou várias opções de negócios lucrativos com baixo investimento para ajudar você a começar do zero.

Website: http://www.bolsadeideiasdenegocio.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *