Bolsa de Ideias Responde: Quando é a hora de deixar o emprego?

 Quando é a hora de deixar o emprego?

Essa é a síntese de uma conversa via e-mail com uma leitora e acabou transformando as dúvidas que recebo através das redes sociais, comentários do Blog e e-mail em meu quadro favorito do nosso canal: O quadro Bolsa de Ideias Responde.

E você pode participar também! Sua dúvida pode ser a de muita gente.

Mas vamos lá à mensagem da Júlia:

“Olá Ives, tudo bem??

É a Júlia. 

Estou a um passo para poder deixar de atuar a minha profissão como engenheira e poder trabalhar com artes em papel, como scrap e origami. 
As ideias não param de borbulhar diariamente e sigo no instagram profissionais nessa área em que gostaria de atuar. 
Realmente, eu não sei mesmo por onde começar. Uma das coisas coisas que estou começando a fazer diariamente é me aperfeiçoar. Todo dia uma dobradura ou um recorte para scrap.  
Já fiz curso de plano de negócio e ainda estou insegura.
O que eu faço?”

novo.começo

Vamos lá:

A Júlia está passando por um misto de emoções, pois está a um passo de fazer o seu sonho de iniciar um negócio próprio na área de artesanato, mas esse passo para ela significa deixar para trás sua profissão.
Em primeiro lugar, eu não recomendo que a Júlia desista de sua profissão sem antes passar por um período de TRANSIÇÃO (falarei mais à diante).
Existem muitas pessoas que estão insatisfeitas com o atual emprego ou que sonham em ser donos do próprio negócio. Aliás, abrir empresa própria é o terceiro maior sonho dos brasileiros.
Já recebi e-mails de pessoas muito bem remuneradas, ocupando posições muito disputadas mas que estão insatisfeitas com o emprego e sonham construir algo mais.
O que o Bolsa de Ideias recomenda é que a Júlia comece a estudar o mercado desse novo negócio. Pelo que vi neste e-mail e em outros que trocamos, ela já tem buscado aperfeiçoar a técnica e criou várias peças artesanais.
Como muitos, o problema não está na habilidade.
Agora é o momento de conhecer todos os custos do produto, por quanto pode vender, quem realmente está interessado em comprar esse produto, qual é o seu diferencial no mercado, onde esses produtos serão vendidos.
Somente depois de pesquisar à fundo sobre o impacto desse negócio no mercado atual, aí sim será possível sentir se este projeto será capaz de trazer retorno financeiro compatível com as expectativas.
Tudo que foi citado acima integra o plano de negócios. É um guia que assegura em número e informações precisas a viabilidade do negócio.
A Júlia já fez até mesmo curso de Plano de Negócios, agora então é hora de colocar em prática o que aprendeu e seguir o plano.

A TRANSIÇÃO

 peixinho.transição
O que vai acontecer é que a Júlia (e qualquer um que esteja na mesma situação) deve passar pelo período de TRANSIÇÃO, onde continua com as atividades do emprego atual e se prepara para abrir um novo negócio. Somente depois que este novo negócio ganhar corpo e independência, aí sim é a hora de tomar uma decisão tão importante quanto a de deixar a profissão.
Passar por esse período com certeza não é fácil, exige muito foco e compromisso.
Sendo mais direta ao negócio de artesanato da Júlia, este é o momento de escolher qual será o modelo desse negócio; se será vendido em lojas ou mesmo na internet.
Eu gravei um vídeo mostrando COMO VENDER ARTESANATO NA INTERNET e tenho certeza que poderá ajudá-la. Essa é uma opção para vender produtos para qualquer lugar, sem necessidade de custos com loja física e muitos funcionários.
Para ajudar a Júlia a conhecer a fundo os custos dos seus produtos, recomendo que conheça a planilha COMO CALCULAR O PREÇO DO SEU ARTESANATO DE FORMA CORRETA“.
Outra opção também é entrar para o mercado altamente lucrativo dos cursos online e transformar o seu conhecimento em um produto digital, vendê-lo na internet em formato de e-book ou cursos em vídeo e faturar bastante. Para isso recomendo o curso EXPERT DOMINANTE que ensina como criar um negócio digital do zero.
É isso! Espero ter ajudado.
Pode ajudar mais alguém? Então compartilhe este post com seus amigos na esperança de espalharmos mais rapidamente a mensagem de qual é a hora de sair do emprego e abrir um negócio próprio. Seja generosa. 🙂
Tenha foco e persevere. Até a próxima!

Leia também:

Related Post

Ebook Grátis 8 MANEIRAS REAIS DE GANHAR DINHEIRO EM CASA PELA INTERNET

Ives Lopes

Jornalista e Blogueira, empreende desde 2009. Depois de fracassos e sucessos se tornou uma "bolsa de ideias" e encontrou várias opções de negócios lucrativos com baixo investimento para ajudar você a começar do zero.

Website: http://www.bolsadeideiasdenegocio.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *