6 DICAS para acabar com a PROCRASTINAÇÃO

Você tem dificuldades de concluir aquilo que começou? Talvez você seja uma daquelas pessoas que está sempre adiando tarefas importantes que sabe que precisa fazer.

Por exemplo: Você acorda pela manhã e já tem na cabeça tarefas pendentes para concluir. A hora do café é excelente para começar a se preparar para o que vem em seguida, então você começa a checar as mensagens do celular.

Nossa…quantos emails para serem respondidos. Todos urgentes. Aí você pensa, melhor fazer isso no computador.

Enquanto a página do email carrega para abrir, que tal aproveitar e abrir todas as páginas que gosta de conferir? Site de notícias, youtube….

O feed do youtube está fervendo. “Giovana Ewbank pede demissão da Globo”? Não é nada demais ver um videozinho agora, não é?

Enquanto isso, você se lembra que precisa conferir o que tem “de novo” no Facebook. “Serão apenas uns minutinhos”, você pensa. “Mariana está grávida? Tenho que dar os parabéns a ela”.

Feito isso, é hora de concluir aquela tarefa, mas você olha para o relógio e está quase na hora do almoço. Melhor deixar para a parte da tarde, não é mesmo?

E após o almoço, nada melhor do que relaxar assistindo a um capítulo da sua série favorita. Assistir apenas um capítulo era a sua intenção. 

E lá se vai o dia. Melhor deixar para amanhã.

Essa história é familiar para você?

Isso é procrastinação.

É familiar também aquela sensação de culpa que você sente por ainda haver tarefas importantes a serem riscadas da sua agenda mental?

Isso é um dos efeitos da procrastinação.

Pois bem. Neste post separei 6 dicas que realmente aplico no meu dia a dia e me ajudam a parar com a procrastinação, muito comum com profissionais que trabalham no conforto de suas casas.

Neste post veja 6 dicas para acabar de vez com a procrastinação e se tornar um profissional muito mais produtivo.

Antes de qualquer coisa, lembre-se de compartilhar este post com seus amigos e parentes. Seja generoso (a) 😉

Veja também esse conteúdo no Youtube:

6 dicas para acabar com a procrastinação

  1. Evite interrupções

    evite interrupções

Auto conhecimento é fundamental. Você sabe o que te distrai? Fuja.

Eu costumo manter silenciadas todas as notificações do celular. Antigamente sentia aquela necessidade toda vez que a luz piscava mas hoje já me acostumei depois de colocar na cabeça o seguinte: “Se for urgente, sabem meu número e vão ligar”. Funciona comigo.

Outra medida importante que tomei foi abrir poucas abas no computador e evitar sites que poderiam tomar meu tempo, como Facebook e Youtube (mesmo trabalhando com isso). Acesso em momentos pontuais e a trabalho. Hoje sou orgulhosamente desatualizada da vida alheia.

Veja “Como ganhar poder de concentração e aumentar a produtividade”.

2. Crie prazos

crie prazos

É importantíssimo criar prazos para começar e concluir tarefas. Isso te auxilia a otimizar melhor o tempo e te dá aquela sensação de urgência para evitar o adiamento de trabalhos relevantes.

Adote o hábito de anotar os prazos, seja em agenda, caderno, aplicativo..o importante é anotar e deixar sempre à vista. Olhe para os prazos todos os dias, religiosamente.

3. Crie recompensas

crie recompensas

Que tal se presentear sempre que uma tarefa importante é concluída? Para uma pessoa viciada em Netflix, se este é o seu caso, vale a pena suspender sua série por um tempo e depois de finalizar aquela tarefa se presentear com uma bela maratona.

Ou talvez a aquisição de equipamentos de trabalho te motivem mais. Recompensas financeiras, passeios, viagens, enfim! Vai do tamanho da tarefa e do grau de compromisso que você tem com ela.

4. Trabalhe com NÃO procrastinadores

trabalhe com não procrastinadores

Eu sei que é difícil, principalmente quando estamos rodeados de procrastinadores que ao invés de te ajudar, reforçam com aquela frase “então deixe pra fazer amanhã”.

O objetivo aqui não é excluir ou eliminar seu contato com procrastinadores, afinal eles podem viver sob o mesmo teto que você. A intenção é buscar se relacionar ou estar próximo de NÃO procrastinadores, que te inspirem e te estimulem a ser uma pessoa mais produtiva e eficiente em suas tarefas.

Eu nem tava pensando no ditado “quem anda com porcos farelos come”

5. Faça a pior coisa primeiro

Por experiência própria, essa dica por si só resolve todos os meus problemas de procrastinação. Aquilo que você tem de pior, mais difícil ou simplesmente mais importante para fazer, faça primeiro.

Isso funciona se você segue as outras dicas de organização que já compartilhei e possui uma lista de tarefas para fazer todos os dias. O ideal é que essa lista seja feita no dia anterior para que você inicie seu momento de trabalho sabendo exatamente o que é preciso ser feito.

Antes de abrir e-mail, conferir as redes sociais, bisbilhotar meu canal do youtube, começo atacando aquilo que é mais importante ser concluído no dia. Hoje é dia de postar no Blog, é o que há de mais importante a fazer, então sentei em minha cadeira e comecei a escrever.

Quando você faz isso, se sente ao final mais aliviado e uma pessoa mais produtiva.

6. Uma coisa de cada vez

dicas úteis

Esqueça o mito da pessoa multitarefa.

Voltando à história que contei no início deste post, imagine que você começa a trabalhar em seu computador e decide iniciar checando os emails. Você nem conclui e já vai abrindo o blog, depois lembra de olhar outros canais do youtube relevantes ao seu negócio. Em seguida você se lembra de alguns concorrentes e vai procurar por eles nas redes sociais.

No final de tudo, o que você conseguiu concluir? Nada.

Ser uma pessoa produtiva não significa trabalhar muitas horas, mas concluir com eficiência suas tarefas.

O ideal é seguir a sua lista de tarefas, executando da mais importante à menos urgente, concluindo uma de cada vez. Faça isso e verá que é capaz de concluir suas tarefas mais rápido do que imaginava e se sentirá bem.

Conclusão: a força do hábito

Identificar que é uma pessoa procrastinadora é o primeiro passo mas é possível também que o ato de procrastinar tenha se tornado um hábito. Por isso é tão difícil de vencê-lo.

Procrastinar é um vício e para contorná-lo é preciso criar novos hábitos. Cada uma das dicas contidas nesse post são pequenas doses a serem tomadas diariamente, até que se transformem em um comportamento natural seu.

Leia também

5 passos para organizar suas ideias

Ideia de Negócio: Secretária Remota

Fórmula Negócio Online 2.0 vale a pena?

O que é trabalho remoto e como ganhar dinheiro com isso

Related Post

Ebook Grátis 8 MANEIRAS REAIS DE GANHAR DINHEIRO EM CASA PELA INTERNET

Ives Lopes

Jornalista e Blogueira, empreende desde 2009. Depois de fracassos e sucessos se tornou uma "bolsa de ideias" e encontrou várias opções de negócios lucrativos com baixo investimento para ajudar você a começar do zero.

Website: http://www.bolsadeideiasdenegocio.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *