5 passos para ORGANIZAR suas ideias

organizar as ideias

Você se considera uma pessoa criativa? Agora vamos fazer um teste rápido: das 5 mega ideias que você já teve no último ano, quantas você colocou em prática e te trouxeram resultados positivos?

Meu caro, minha cara, se não conseguiu encher uma mão, tudo indica que, apesar de ser uma pessoa criativa, você esteja tendo dificuldades de colocar em ação suas ideias.

Neste post você vai ver 5 passos para organizar suas ideias e começar a implementá-las. Quem sabe podem ser ideias para solucionar problemas reais ou até mesmo ganhar dinheiro, mudar de carreira, realizar um grande sonho! Quem sabe!

Antes de prosseguir, lembre-se de compartilhar este post com amigos e parentes que podem precisar desse conteúdo, ok? Seja generoso (a). 😉

Leia o post até o fim pois vou compartilhar como esses 5 passos mudaram minha vida.

Leia também Ideias de Negócios Lucrativos.

5 passos para organizar suas ideias

1. Defina um objetivo bem claro

defina a ideia

Um dos maiores vilões das ideias é a falta de clareza. Ela precisa responder algumas perguntas básicas:

O que é a sua ideia? Do que se trata?

A quem essa ideia interessa?

Como pretendo colocar em prática? Como cobrar por esse serviço?

Porque ela é uma boa ideia? Qual o diferencial dele? Quais problemas resolve?

Quando essa ideia será implementada? Qual prazo para realizá-la?

2. Conheça ideias semelhantes

ideias semelhantes

É muito provável que alguém já tenha pensado ou implementado algo parecido com a sua ideia. Esse é o momento de descobrir tudo o que existe semelhante ao que você pensou, colocar num papel e estudar cada uma deles. Dessa forma irá descobrir maneiras de fazer melhor ou diferente.

 

3. Crie um plano de uma página

ideias no papel

Com um belo formato em mente para sua ideia, coloque em uma folha de papel o que é essencial, quais são os primeiros passos para colocá-la em prática e o prazo para conclusão de cada passo.

 

4. Planeje sua agenda

planejamento agenda

Agora você deve encaixar na sua agenda um tempo para executar cada um dos passos propostos no seu plano de ação. O ideal é estabelecer um horário fixo para que sua ideia não morra por falta de planejamento de tempo.

5. Use uma lista de tarefas

Lista de tarefas

Acredite: é dessa forma que você vai ver sua ideia se transformar em algo real. Use listas de tarefas para visualizar o que você precisa fazer no dia e vá riscando ou sinalizando o que já foi feito. Dê prioridade a realizar primeiro as tarefas mais importantes e siga o planejado.

Como esses passos mudaram minha vida

Não vou contar uma novela, mas quero mostrar pra você como a organização das ideias me ajudou a planejar uma mudança de carreira.

Em 2008, já formada em jornalismo e com 1 única experiência profissional na carteira, eu tinha acabado de retornar de uma viagem de intercâmbio da Nova Zelândia. Desempregada e louca pra empreender, eu tinha duas opções de carreira:

Plano 1:Procurar um novo emprego

Plano 2: Abrir um negócio próprio

Perceba que não é plano A e B, apenas 1 e 2, porque não tinha um que eu fosse tentar primeiro.

E assim eu organizei, conforme os passos acima. Para procurar emprego eu precisava fazer um levantamento do meu networking, entrar em contato com colegas e conhecidos, assinar um site de busca de empregos, distribuir currículos, etc. Para abrir um negócio eu precisava definir o que seria (no caso, uma assessoria de comunicação), procurar clientes, criar um site, cartões de visita, logomarca, etc.

O que deu resultado primeiro? O plano 2. E assim, desde 2009 eu trabalho por conta própria e nem penso mais no plano 1. 😀

Conclusão

organizar as ideias

E aí? Ajudou? Então compartilhe com seus amigos esses 5 passos para organizar as ideias. Pode ajudar muita gente. Depois que colocar seu plano em ação, manda um e-mail pra mim (contato@bolsadeideiasdenegocio.com) e me conta que resultados conquistou. Eu leio e respondo todos.

Sucesso e bons negócios.

Related Post

Ebook Grátis 8 MANEIRAS REAIS DE GANHAR DINHEIRO EM CASA PELA INTERNET

Ives Lopes

Jornalista e Blogueira, empreende desde 2009. Depois de fracassos e sucessos se tornou uma "bolsa de ideias" e encontrou várias opções de negócios lucrativos com baixo investimento para ajudar você a começar do zero.

Website: http://www.bolsadeideiasdenegocio.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *