12 VERDADES sobre CURSOS ONLINE que você precisa saber

Você tem dúvidas se é mesmo seguro fazer um curso online?

Pergunto isso baseado em uma conversa que tive recentemente com uma moça que está muito interessada em um curso, já ouviu muito falar sobre ele, mas não está segura porque é pela internet.

Me sinto muito a vontade pra falar de cursos online, eu que já fiz dezenas de cursos à distância.

Fiz cursos de extensão na minha área mesmo, de Jornalismo e depois comecei a fazer uma série de cursos voltados para gestão empresarial.
Fiz vários cursos online do Sebrae, o primeiro foi o Iniciando um Pequeno Grande Negócio, onde aprendi a fazer Plano de Negócios, fiz cursos também pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), até curso de fluxo de caixa eu fiz.
Então decidi enumerar 12 VERDADES QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE CURSOS ON LINE.
Fique à vontade pra acrescentar alguma informação ou até mesmo discordar nos comentários, combinado?
1) O preconceito é limitante. Não é à toa que as faculdades estão expandindo e investindo tanto em cursos em EAD

2) Um curso online mal feito repercurte negativamente muito mais rápido do que de um curso presencial

3) Nem todo curso online é bom, nem todo curso presencial é bom. Vale a pena pesquisar a instituição, o que outros alunos dizem sobre o curso, veja na internet mesmo se tem muitas reclamações. A dica é a mesma tanto para cursos presenciais quanto online

4) Há pesquisas que indicam que o aproveitamento do aluno na modalidade online é melhor do que o registrado pelos alunos de cursos presenciais. Um dos motivos é que o perfil dos alunos de cursos EAD é de pessoas que já trabalham, estão em busca de conhecimento e não têm tempo à perder, enquanto muitos dos cursos tradicionais (não todos, claro) estão mesmo é em busca de certificados e diplomas

não-planejado-ideias

5) O mercado digital cresceu tanto nos últimos anos, proporcionando o aperfeiçoamento dos serviços, como de pagamentos e recebimentos, dando muito mais segurança para quem compra, quanto para quem vende produtos digitais. Exemplo o hotpay, bcash,paypal, pagseguro, e outros. Têm também as plataformas de gerenciamento de produtos digitais, como o Hotmart.

6) É verdade que é necessário disciplina e organização? Claro que sim. Mas é verdade também que quem faz um curso realmente motivado se dedica 100%, seja presencial ou online.

7) Os cursos online tendem a ser mais econômicos, pois são mais econômicos também pra quem cria os cursos. Eles não tem as despesas que teriam com a criação de cursos presenciais, então você acaba encontrando cursos de alta qualidade a preços que cabem no seu bolso

8) As vantagens são inúmeras, como poder estudar de qualquer lugar, com computador e internet, do tablet, do smartphone, ou de uma smart tv

9) Você pode rever as aulas, pausar, assistir quantas vezes quiser, de acordo com a sua disponibilidade de tempo e no seu melhor horário produtivo. Tem gente que gosta de estudar de madrugada.

10) Também não é verdade que em um curso online você não faz contatos. Existem as áreas de membros, áreas de alunos no próprio site do curso ou em grupos fechados do facebook e lá é o ambiente para a troca de experiências. Até hoje eu tenho contatos profissionais em todo o Brasil que nasceram em cursos online.

11) Com um curso online você também elimina vários estresses, como o a perda de tempo com o deslocamento, trânsito e transporte cheio

12) Pra finalizar, alguns números pra vc anotar: São 63 milhões de usuários da internet no Brasil, quase 7 milhões de brasileiros estudam ou já estudaram pela internet e esse número só faz crescer, graças ao avanço da tecnologia. E uma pesquisa que não se limita às informações do ensino formal, como os do Comitê Gestor da Internet no Brasil, chega a um número de alunos à distância quase dez vezes maior do que os dados mais divulgados sobre EAD.

Conclusão

Não permita que um preconceito limitante te impeça de usufruir dos benefícios trazidos pela internet. Desconfiar é sempre bom, contanto que a dúvida te leve à pesquisa; a pesquisa te leve à informação; e a informação te leve ao conhecimento.
Esse post te ajudou? Então compartilhe este post com seus amigos e ajude a espalhar mais rapidamente a mensagem de que os cursos online podem ser muito bons.
É isso. Foco na vida e entusiasmo!

LEIA TAMBÉM

Related Post

Ebook Grátis 8 MANEIRAS REAIS DE GANHAR DINHEIRO EM CASA PELA INTERNET

Ives Lopes

Jornalista e Blogueira, empreende desde 2009. Depois de fracassos e sucessos se tornou uma "bolsa de ideias" e encontrou várias opções de negócios lucrativos com baixo investimento para ajudar você a começar do zero.

Website: http://www.bolsadeideiasdenegocio.com

3 Comentários

  1. Bacana.

  2. Muito bom site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *